Este livro conta a história de um português chamado Cosme Fernandes, "O bacharel de Cananeia", que contém diversas aventuras dele no Brasil ao ter seus iniciais encontros com o povo indígena da região. Cosme Fernandes estudava para ser padre mas não contava que iria se apaixonar por Lianor, uma jovem de 22 anos da família católica. Ao descoberta do seu romance foi a ocorrer consequentemente uma punição, que foi embarcar em um navio rumo as índias com outros jovens que também estariam sendo punidos. Após muito tempo no navio do capitão Pedro Álvares Cabral, um homem grita "Terra à vista". Os tripulantes foram recebidos pelos indígenas, mesmo sem o diálogo e foi ai que descobriram o mandamento para viver nesta terra que é a troca de presentes por amizade, sabendo que os nativos gostavam de qualquer coisa que os portugueses descem assim ganhando as suas amizades. A vida do Bacharel de Cananéia é colocada em muitos dilemas, pois é ele quem nomeia aquelas terras como Terra dos Papagaios, iniciando ali o comércio, insere um novo jeito de pensar frente as batalhas de tribo e logo é respeitado e admirado na Terra de Vera Cruz. Os portugueses amaram essa terra e logo abriram um porto que serviria para o comércio de escravos e nomeado "Paraíso". O romance é caracterizado por ter sua história baseada em fatos do descobrimento do Brasil, acrescentando um pouco de humor. Terra Papagalli apresenta o gênero literário de carta apesar de ser um diário do autor. Tem como objetivo mergulhar o leitor em um mar de pensamento de como era o Brasil na versão de um degradado.
As imagens a seguir são charges relacionadas ao descobrimento e colonização das antigas terras indígenas:
Tem algo para adicionar no blog? Deixe seu comentário para ser analisado!
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=34558
O povo europeu que colonizou o país, é representado por uma bota , que nesse contexto, está esmagando tudo pela frente, uma referência ao método de colonização de Portugal.
https://br.pinterest.com/dandaracagliari/tirinhas-e-charges/
Relata a controvérsia criada pelos colonizadores europeus, ao dizer que vai trazer "cultura, educación, progreso", enquanto matava e destruía tudo pela frente.
http://republicasim.blogspot.com.br/2011_03_01_archive.html
Demonstra a superioridade tecnológica dos colonizadores de maneira satírica e exagerada. Também comparando Pedro Álvares Cabral ao Ex presidente Lula e a afastada presidente Dilma Rousseff, que são considerados culpados pela população de ter feito o Brasil entrar em recessão.
mestresdahistoria.blogspot.com
Satiriza a famosa frase "TERRA À VISTA!" dita por tripulantes das antigas embarcações, relatando um desprezo dos colonizadores pela cultura e VIDA dos habitantes locais.
http://www.escolasapereira.com.br/pagina/372/
Esta imagem mostra que os portugueses não tiveram respeito algum ao adentrar em terras indígenas, e que mesmo sabendo que os índios eram donos do terreno, escravizaram os habitantes e colonizaram as terras.
http://ronaldodisouza.blogspot.com.br/2011/11/6-serie-colonizacao-da-america.html
Demonstra de maneira exagerada a superioridade tecnológica dos colonizadores europeus e indígenas logo em seu primeiro encontro. Também satiriza como os portugueses tentavam se comunicar e discutir com os índios.
http://mestresdahistoria.blogspot.com.br/2011/04/confira-as-avaliacao-de-historia-do.html
Esta imagem representa como era a troca de favores entre os portugueses e os índios nos primeiros anos de colonização, portugueses presenteavam índios com objetos novos e brilhantes e índios trabalhavam para eles.
http://www.geografiaparatodos.com.br/index.php?pag=captulo_13_espaco_agrario_no_mundo_subdesenvolvido_e_no_brasil
Eles afirmam que o território indígena pertencia a eles desde antes da descoberta, e que a floresta existente havia tomado posse.
Comente e compartilhe, não sabe o quanto ajuda!